03 dezembro 2012

6#[Resenha] O Cortiço - Aluísio Azevedo

Título Original: O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Editora: Ática
Páginas: 207
♥♥♥♥♥

Romance de Aluísio Azevedo que conta diversas histórias paralelas com relação a um Cortiço de propriedade do português João Romão, entre elas a da moradora Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada que se envolve com Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, a do dono do Cortiço com a negra Bertoleza, e sua rivalidade com o rico vizinho Miranda,a de Pombinha, sua mãe D. Isabel e a prostituta Léonie, e outras mais que demonstram a natureza humana da visão Naturalista.
-Skoob

 Meu primeiro livro do Aluísio Azevedo                                                                                             


Bem, acho que sou uma das poucas, mas eu não gostei muito dessa obra :s
Comecei a le-lo por causa do SSA 2, que pede sua leitura, mas me senti um pouco motivada porque meu pai disse que havia lido quando mais novo.
Não sei se foi porque coloquei muita esperança nele ou se é pelo meu gosto pela literatura que é um tanto exigente mas não é o tipo de livro que eu diria que leria de novo sabe. Aí você pergunta "Mas porque não Bruna?"

Por que...bem, O cortiço é bom em alguns poucos pontos, são eles: Personagens bem desenvolvidos e descrição. Tentei achar outros mas não consegui, sinto muito.
Ele é o tipo de livro que se não é oito é oitenta."Como assim?". Em partes do livro o autor descreve, emociona e tudo:
[...] Ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embebecidas pela saudade da terra, piscando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.
E quando ele têm a oportunidade de pegar um ato e fazê-lo virar uma poesia ele joga fora de um jeito que você fica tipo: *O* Como acontece nesse quote, em que ele apenas "sibila" o ato e não o desenvolve:
[...] Botelho ouviu, ao passar pelo quintal, sussurros de vozes abafadas que pareciam vir de um canto afogado de verdeira, onde em geral não ia ninguém.
Encaminhou-se para lá em bicos de pés e, sem ser persebido, descobriu Estela entalada entre o muro e Henrique.
A trama também têm muitoos personagens, e apesar de serem bem desenvolvidos, me perdi em alguns e troquei-os uns pelos outros, o que estava me desanimando ainda mais.

A estória em si é acompanhável. Ele conta a construção de um cortiço (por isso o título), o seu dono João Romão que convive com uma escrava "fugitiva", ele é um português que têm sede de dinheiro de um jeito que nem suas necessidades importam quando se trata de possuí-los. O seu vizinho, o Miranda, um homem rico, porém frustrado por conta do casamento.
E os habitantes do Cortiço, entre eles os que mais se destacaram para mim foi a Rita Baiana (brasileira) e Jerônimo (português casado que se perde no corpo, na dança e no sensualismo da Rita) por mexerem mais nos acontecimentos . Tudo isso se passa na Bahia.

Então é isso! Por favor comentem, principalmente quem já leu, quero saber a opinião de todos ;)

4 comentários

  1. Li por causa do vestibular, mas gostei!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, já eu não me agradei muito. Não sei se têm alguma coisa a vê mas pode ter sido pela formatação ou coisas do tipo :S

      Excluir
  2. O blog Biblioteca Aconchegante ganhou um Selo bem legal...
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião vale muito e faz bem ao meu coração *--*

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Our Team

I am the Author

Instagram